-
Arquitetos: ARCHITECTS OFFICE
- Área: 450 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebida para ser uma casa de campo modelo, a Casa OITO nasce da vontade de criar uma arquitetura de encontro e simbiose com a natureza campestre, assinada pela ARCHITECTS OFFICE junto a LAR Identidade.
Em construção nos dois principais condomínios residenciais do interior de São Paulo, a Fazenda Boa Vista e Fazenda da Grama, a criação apresenta cinco casas unifamiliares de com pátio central organizador do programa projetual, cinco suítes com decks privativos, terraço de convívio, salas de estar/jantar integradas à cozinha e varanda externa. E anexo de lazer com 77 m², com sauna, vestiários e espaço Gourmet completo.
O conceito primário elenca o monolito lapidado, mas diferente da Casa Pedra, primeiro projeto assinado para a LAR Identidade, os recortes da Casa OITO permitem o uso do concreto, pedra e vegetal junto a um material nobre e sensual, a madeira. A escolha por materiais simples e verdadeiros, traz a oportunidade de dissolver as fronteiras entre externo e interno com sutilezas percebidas pelos sentidos.
A casa acolhe gradativamente o entorno a partir de elementos arquitetônicos e projetuais, desde o pé-direito alto que apresenta variações conforme se adentra na morada, até as aberturas em locais específicos da casca da casa, para enquadrar as vistas, ampliando a sensação de conexão. O pátio é outro recurso para sentir-se imerso em natureza dentro da casa, o jardim central organiza o programa residencial, faz integração com o terraço acima, e conduz a percursos permeados por ventilação e iluminação natural nas paisagens internas.
O layout é integrado para que a vivência do lar seja fluida, e áreas sociais e áreas privativas são delimitadas com esquadrias e um breve desnível no piso, traduzindo as delicadezas da morada. Evidenciando o diálogo com o tempo, essencial na vivência campestre, na varanda o pergolado filtra o sol, e apresenta o grafismo de luzes e sombras explicitando a passagem das horas.
O resultado é uma casa lapidada, pousada acima de um grande platô recuado, como que flutuando no lote, com atmosferas que se intercalam entre intimistas e de convivência, conectadas à paisagem campestre, assinada pela ARCHITECTS OFFICE para a LAR Identidade.